O que é o transtorno do AVANÇO da fase do sono?
É uma condição médica em que a pessoa tem um adiantamento do horário habitual de dormir e de acordar em relação aos horários convencionais ou socialmente necessários.
Se você sofre de AVANÇO da fase do sono, tem uma tendência a começar a sentir sonolência e a querer ir dormir bem mais cedo – geralmente mais de duas horas mais cedo – que a maioria das pessoas. E a mesma coisa em relação ao horário de acordar.
Se a pessoa segue seu horário natural de dormir e acordar, o sono tem quantidade e qualidade normais e há bom estado de alerta e de disposição durante o tempo em que está acordada.
No entanto, o fato de acordar tão cedo, em horário em que a maioria das pessoas ainda permanece dormindo, pode levar a insatisfação e sofrimento. Além disso, se a pessoa tenta se adequar aos horários convencionais não se permitindo dormir quando começa a ter sono, vai apresentar sonolência excessiva nesse horário e, como acorda cedo, isso vai encurtar o tempo total de sono e levar às consequências da privação do sono.
Qual a causa do transtorno do AVANÇO da fase do sono?
O transtorno do AVANÇO da fase do sono tem uma base biológica, de origem principalmente genética.
Na causa do transtorno, também há uma influência do processo de envelhecimento, pois costuma acometer com mais frequência os idosos.
Como é feito o diagnóstico do transtorno do AVANÇO da fase do sono?
O diagnóstico é baseado em uma avaliação médica criteriosa e no monitoramento com diário do sono e, sempre que possível, com o exame de actigrafia.
Há tratamento para o transtorno do AVANÇO da fase do sono?
Sim. Há estratégias que, quando implementadas de forma criteriosa e continuada, podem ajudar a reduzir essa dessincronia dos horários.
Imagem designed by Freepik.