O que é o Transtorno Comportamental do Sono REM (TCSREM)?

O TCSREM é um tipo de parassonia caracterizada por episódios de vocalização e/ou de comportamentos motores durante o sono REM, como se a pessoa estivesse atuando em um sonho.

Os tipos mais comuns de vocalização e de comportamento são aqueles que sugerem que a pessoa está sonhando com algum tipo de situação de ameaça ou confronto, como gritar, discursar, xingar, gesticular, socar e chutar. Se o indivíduo for acordado durante um desses episódios, frequentemente vai relatar que, de fato, estava tendo um sonho desagradável em que sofria ataques por pessoa ou animal, estava discutindo ou sendo ameaçado por alguém, ou em outra situação semelhante. O tipo de comportamento também pode ser de conteúdo não violento como sorrir, cantar, dançar ou bater palmas.

 

Qual a causa do TCSREM?

O TCSREM geralmente ocorre no contexto de condições médicas como a narcolepsia e alguns tipos de doenças neurodegenerativas (principalmente doença de Parkinson, demência associada a corpos de Lewy e atrofia de múltiplos sistemas) ou do uso de alguns tipos de medicações.

 

Como é feito o diagnóstico do TCREM?

O diagnóstico é baseado em uma avaliação médica criteriosa e no exame de polissonografia basal.

A polissonografia é necessária para demonstrar presença de sono REM sem atonia e pode documentar as vocalizações e comportamentos motores ocorrendo durante o sono REM. Além disso, a polissonografia é importante para verificar se há outros transtornos do sonos que podem simular ou piorar as manifestações do TCREM, principalmente a apneia obstrutiva do sono.

 

Há tratamento para o TCSREM?

Sim. Podemos reduzir a frequência e a gravidade dos episódios e o risco de trauma decorrente do TCSREM através de:

1.Identificação e a correção de outros transtornos do sono e outros fatores associados;

2. Adoção de algumas estratégias de segurança;

3. Tratamento farmacológico, quando necessário.