O que é a Síndrome das Pernas Inquietas/Doença de Willis-Ekbom (SPI/DWE)?

A SPI/DWE é uma condição médica em que a pessoa tem momentos em que apresenta uma vontade forte e desagradável de ficar movimentando as pernas e que melhora enquanto permanece movimentando-as, como ficar caminhando ou esticando as pernas.

Esses sintomas iniciam à tardinha ou à noite, quando a pessoa está deitada para dormir ou sentada, seja descansando, assistindo TV, lendo, na igreja, etc. Caso a pessoa não possa mexer as pernas, os sintomas vão aumentando e se tornando cada vez mais desagradáveis.

 

Qual a causa da SPI/DWE?

A SPI/DWE está relacionada a alterações do metabolismo do ferro e do neurotransmissor dopamina e que podem ser consequência de fatores como os seguintes:

  • Predisposição genética – outras pessoas da família também podem apresentar SPI/DWE, principalmente nos casos de início em idade mais jovem e em que não foram identificadas outras causas.
  • Doenças como doença renal crônica, anemia por deficiência de ferro, entre outras
  • Uso de alguns tipos de medicações como antieméticos, antipsicóticos, antidepressivos, etc.
  • Gestação – a incidência de SPI/DWE aumenta durante a gestação, principalmente no terceiro trimestre, e diminui após o parto.

 

Como é feito o diagnóstico de SPI/DWE?

O diagnóstico de SPI/DWE é baseado em uma avaliação médica criteriosa. Uma consulta médica pode confirmar se os sintomas são mesmo por SPI/DWE e não por outras causas como câimbras noturnas e desconforto posicional.

É importante saber que a mania de ficar movimentado os pés de forma rápida e automática, sem notar que está fazendo isso, não é SPI/DWE.

 

Há tratamento para SPI/DWE?

Sim. O tratamento deve ser individualizado dependendo da causa e inclui cultivar medidas para um sono saudável.

Para pessoas com sintomas frequentes e intensos, há também alguns tipos de medicamentos que podem ser prescritos pelo médico.