Medidas importantes para um sono saudável

Medidas importantes para um sono saudável

Mantenha seu quarto limpo e arejado durante o dia. Se você tem problemas alérgicos, tome os cuidados específicos com o ambiente.

No período da noite mantenha seu quarto escuro, silencioso e em temperatura agradável.

Durante o dia ou durante a noite, não use o seu quarto, principalmente sua cama, para ver televisão, estudar, usar computador, usar smartphone, trabalhar ou fazer as refeições. Prefira a sala ou outro ambiente da casa.

Estabeleça horários regulares para dormir e acordar.

Não durma durante o dia ou, no máximo, um cochilo de até 30 minutos após o almoço.

Faça atividades físicas regularmente, porém evite exercícios intensos pelo menos 3 horas antes do horário de dormir.

Não fume, principalmente à noite.

Evite ingerir bebidas com cafeína a partir das 15 horas (principalmente café, Coca-Cola e alguns tipos de chá).

Evite ingerir bebidas alcoólicas próximo ao horário de dormir, pois isso compromete a qualidade do sono.

No período da noite:

Faça refeições leves (não vá dormir com fome nem após ter comido muito).

A hora de dormir não é o momento de refletir sobre os problemas. Antes de ir se arrumar para dormir, experimente escrever em uma agenda ou caderno as preocupações e as pendências que ficaram do dia e a programação para o dia seguinte. E não pense mais nisso.

Evite luz intensa, pois ela reduz a ação da melatonina e, portanto, afasta o sono.

Evite atividades estimulantes. Não utilize computador, jogos eletrônicos, tablets ou smartphones próximo ao horário de dormir. Isso é muito importante.

Só vá para cama quando estiver com sono.

Se não conseguir dormir ao ir para a cama:

Não fique na cama tentando forçar o sono. Levante, vá para um ambiente com pouca luminosidade e faça alguma atividade relaxante como ouvir uma música suave. Só retorne para a cama quando estiver com sono. Ficar na cama tentando dormir só vai piorar sua insônia.

Não fique controlando o passar das horas no relógio, isso só aumenta a ansiedade e a dificuldade para dormir.

Não use medicações para dormir sem orientação médica.