O que é a Narcolepsia?

A narcolepsia é uma doença do sistema nervoso central caracterizada principalmente por sonolência excessiva diurna.

 

Quando desconfiar de que tenho Narcolepsia?

A narcolepsia acomete cerca de 25 a 50 pessoas a cada 100.000 indivíduos.

Com base nessa taxa de prevalência, poderíamos estimar que há pelo menos 750 a 1500 pessoas com narcolepsia no estado de Alagoas. Infelizmente, pesquisas mostram que pessoas com narcolepsia esperam cerca de 10 anos até receber o diagnóstico adequado. Portanto, tenha em mente a possibilidade de narcolepsia se você apresenta:

1.Sonolência excessiva – geralmente constante durante o dia e costuma piorar em situações monótonas. A sonolência na narcolepsia pode ter a característica de melhorar muito após um breve cochilo de 15 a 20 minutos, mas volta a piorar em seguida. Pode chegar a causar: ataques de sono (episódios involuntários e súbitos de sono em momentos inapropriados e imprevisíveis) e comportamento automático (a pessoa tem um breve período de sono enquanto está fazendo alguma atividade e continua agindo de forma automática por segundos a minutos sem ter consciência do que está fazendo).

2.Cataplexia – não ocorre em todos os casos de narcolepsia, apenas na narcolepsia tipo 1. A cataplexia é caracterizada por episódios de perda súbita e bilateral do tônus muscular que podem variar de leve sensação de fraqueza apenas em face, pescoço ou joelhos até a um colapso corporal completo com queda ao solo. Dura de segundos a vários minutos, com recuperação imediata e completa. Essas crises são tipicamente desencadeadas por emoções como alegria, surpresa ou medo.

3.Outras manifestações – podem ocorrer alucinações relacionadas ao sono, paralisia do sono, despertares frequentes durante o sono noturno, entre outras.

Qual a causa da Narcolepsia?

Na narcolepsia tipo 1, há uma associação entre predisposição genética e fatores ambientais que leva o sistema de defesa do organismo a destruir um grupo de neurônios cerebrais que produzem um neurotransmissor muito importante na estabilização da vigília e do sono, a hipocretina.

A causa da narcolepsia tipo 2 ainda não é bem estabelecida.

 

Como é feito o diagnóstico da Narcolepsia?

O diagnóstico de narcolepsia requer uma avaliação médica criteriosa e a realização do exame de Polissonografia Basal seguido pelo Teste das Múltiplas Latências do Sono.

 

Há tratamento para Narcolepsia?

Sim. O tratamento da narcolepsia envolve medidas comportamentais e tratamento farmacológicas e deve ser orientado por médico com formação específica na área.

 

Imagem designed by Freepik.